domingo, 27 de abril de 2014

Dente pra quê?

Da seção: "Causos de criança"


Em algum momento dos seus 5 anos, não me lembro exatamente quando, Lis, minha filha mais velha, perdeu os dentes da frente.
Toda vez que tinha um dente pra cair era um drama!
Ela chorava, gritava, falava muitas coisas gozadas no meio do desespero.
Uma vez, inclusive, minha vizinha, a Frau Hilbers, bateu na porta pra ver o que estava acontecendo, o que estávamos fazendo com a criança!!!
Até hoje não sei se ela acreditou que era apenas um dente (muito) mole!
Numa dessas ocasiões em que o pai tentava delicadamente tirar o dente que já estava praticamente solto, ela gritou repetidamente: "Eu queria que não existisse dente!!! Eu queria que não existisse dente!!!"
E eu e o pai, com muita paciência, argumentamos e perguntamos, usando um dos seus pontos fracos (ela amava - ama ainda - comer! rs): "E como é que a gente ia fazer pra comer, filha?"
Ainda aos prantos e sem pensar muito (o que não era muito típico), ela só berrou: "A gente comia só sopa!"
...............
Era outubro de 1999. Lis tinha 6 anos!
Morando na Alemanha, procurávamos, eu e meu marido, manter viva na memória das crianças, a lembrança de pessoas, ambientes e coisas que nos eram caras no Brasil, pra que, quando voltássemos, elas pudessem se sentir "em casa" e perceber familiaridade nessas coisas.
Descasquei laranjas depois do almoço, daquele jeito "com tampinha" e Lis e Júlia demonstravam terrível falta de intimidade com o fruto. 
Eu, morrendo de rir, perguntei: "Gente, vocês esqueceram como se come laranja, é? Mete os dentões e chupa o suco!"
Lis na hora retrucou: (e nesse ponto da história sempre tenho que fazer pausa pra gargalhada!) -  "Você esqueceu que eu não tenho dente?!!
...............
Em 30 de dezembro de 1999, registrei no diário da Lis:
"Seus dentões finalmente apareceram e agora a cada dia podemos ver como eles crescem! Você já está comendo - feliz - com eles!!!"

2 comentários:

  1. Ah, pronto! Abriu o diário das minhas histórias... aiaiaiai! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Ri alto do "Você esqueceu que eu não tenho dentes?"
    Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!

    ResponderExcluir